sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Adeus a série D?


Arte sobre imagem da propaganda da Johnnie Walker.
Elaboração de Biel Henrique.
Dia 16 de Outubro de 2011, a partir das 16 horas no Estádio José do Rêgo Maciel, Recife/PE: “o jogo do ano” para o Santa Cruz Futebol Clube. Pela dramaticidade que envolve a partida, mesmo na famigerada quarta divisão do futebol nacional, sem dúvidas trata-se de um dos jogos mais importantes da história desse clube.


Desde o ano de 2006, quando o Santa Cruz caiu da série A para a série D ininterruptamente ano a ano, não se vê tamanha expectativa diante de um jogo do tricolor do Arruda no campeonato brasileiro. Tanto em 2009 (não passou nem pela primeira fase) quanto em 2010 (eliminado na segunda fase pelo Guarany de Sobral/CE) o Santa Cruz não esteve tão perto de ascender à série C do futebol nacional.

Não se trata de um simples acesso de divisão, mas sim de sair das profundezas do inferno futebolístico para o purgatório. Nem Dante Alighieri (*) poderia descrever tamanho sofrimento para a imensa torcida coral. Já passa da hora de sair desse inferno que é a série D. E se o Santa Cruz chegou a cair ano a ano consecutivamente, o objetivo agora é subir de divisão ano a ano até voltar triunfalmente para a série A (em nossa analogia: o paraíso), local que nunca deveria ter saído. Se isso acontecer o Santa voltaria para a elite do futebol brasileiro no ano do seu centenário e ano da copa do mundo no Brasil, ou seja 2014.

Mas como quem é grande não se apequena nas situações mais difíceis, pelo contrário, cresce ainda mais, o clube pernambucano tem a chance de se reerguer e mostrar que o gigante não está mais adormecido.

Para esse clube nada é fácil, tudo vem com sofrimento, muita luta, muito esforço, assim como para muitos brasileiros. E como diz o ditado popular: “tudo que é mais difícil é mais gostoso”. E se é verdade o ditado, verdade será a imensa alegria e o sabor de uma grande conquista para os tricolores. Se tudo der certo para o mais querido clube das multidões, na segunda-feira dia 17 de outubro Recife será pintada em três cores: preto, branco e vermelho. E pode avisar para todo o Brasil: o gigante acordou, o Santa Cruz está de volta!

Para conseguir o feito o time tem que atuar com o mesmo espírito combativo e raçudo que lhe deu o justo apelido de “time de guerreiros”, que esse ano já foi Campeão Pernambucano desbancando os favoritos Sport e Náutico (na briga particular que envolvia o Hexa), que com a imensa disparidade entre folhas salariais e com enorme diferença técnica jogou de igual para igual contra o São Paulo Futebol Clube na Copa do Brasil, onde muitos esperavam que o tricolor de Recife fosse eliminado já no primeiro jogo.

Se torcida é uma das maiores riquezas de um clube de futebol, nesse quesito o Santa Cruz tem uma torcida fiel e apaixonada de dar inveja muitos grandes clubes de futebol, expondo assim sua fortuna em forma de torcedores. Não é á toa que em 2009 na série D o Santa teve os três maiores públicos – o maior foi de 45. 007 torcedores –, e em 2010 dos cinco primeiros maiores públicos a torcida do Santa fez o 1º (50.879), 2º (25.564), 3º (25.564) e 5º (18.948) maior público. Em 2011 não está sendo diferente, o terror do nordeste conseguiu emplacar até agora os cinco maiores públicos, todos no estádio do Arruda, e o 6º maior público foi em João Pessoa contra o Alecrim/RN com 13.126 torcedores, sendo a imensa maioria a torcida do Santa Cruz que “invadiu” à Paraíba. No dia 25 de setembro estiveram 40.342 tricolores no Arruda contra o Coruripe, até domingo o maior público da série D, que dará lugar aos mais de 50 mil torcedores que vão lotar o Arrudão. Até as 17 horas do dia 13 de Outubro já haviam sido vendidos mais de 42 mil ingressos.  

A imensa torcida tricolor quer dar um basta aos tempos de tristeza e que daqui para frente seja tudo diferente, que venha muitas alegrias para essa nação coral que merece e muito esse presente. Adeus a Série D? É o que todos queremos gritar em alto e bom som no Domingo dia 16 de outubro de 2011.

AVANTE GUERREIROS!
ADEUS A SÉRIE D!
RUMO A SÉRIE A EM 2014!

(*) Dante Alighieri é autor de uma das maiores obras da literatura, a Divina Comédia, que retrata as andanças do florentino pelo inferno, purgatório e paraíso.

Para entender um pouco a mais trajetória do Santa Cruz e ter uma maior dimensão da paixão tricolor, vale a pena conferir essa reportagem da Globo Nordeste no programa Globo Esporte exibido hoje, 14/10/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário